APAAG Educação

Atendimentos Educacionais

Acompanhamento Escolar

O Psicólogo realiza intervenção em loco (na escola em que a criança está inserida) para os atendidos com grau de comprometimento moderado e grave, contribuindo para a elaboração do currículo funcional da criança na escola e para treino comportamental e da aprendizagem mediante intervenção ABA (Análise Aplicada do Comportamento).
A Secretaria da Educação ou a APAAG encaminham os casos para acompanhamento. A equipe também participa de reuniões de rede e dá orientações à escola.

Grupo de Estimulação Precoce

Ocorre de maneira interdisciplinar e é destinado para crianças de até três anos de idade. Os objetivos têm como propósito ampliar, desenvolver e estimular as seguintes áreas: interação social, compreensão do uso da linguagem receptiva e expressiva, o brincar funcional e jogo simbólico, habilidades motoras sensoriais e cognitivas e pré-requisitos para aprendizagem, facilitando a inserção escolar. Profissionais: Pedagogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudiólogo.

Grupo de Estimulação

Possui os mesmos objetivos do grupo de estimulação precoce, porém as atividades serão direcionadas para crianças de três aos cinco anos de idade. Profissionais: Pedagogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudiólogo.

Apoio Pedagógico e Psicopedagógico

Estimula à leitura, escrita, reconhecimento e discriminação de cores, letras, números e operações matemáticas básicas.

Atendimento Psicológico

Reduzir e/ou extinguir comportamentos inadequados e/ou estereotipias; amplia repertório comportamental, respondendo diferentemente às solicitações do meio; desenvolver habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais com o objetivo de facilitar a inserção satisfatória em grupos.

Grupo de Arte

Para crianças e adolescentes (dos 5 aos 11 anos)

Visa oferecer atividades que familiarizem os atendidos com materiais, técnicas e habilidades relacionadas à arte. Tem também como objetivo aproximar o atendido da realidade escolar.

Grupo de Música

Para crianças e adolescentes (dos 5 aos 11 anos)

Promover a escuta de diferentes estilos musicais e sonoros; praticar um repertório de canções que proporcionem o desenvolvimento de habilidades musicais e realizar atividades que desenvolvam as diversas técnicas de execução musical como: vocal, instrumental e mista.

Grupo de Comunicação e Linguagem

Para crianças e adolescentes (dos 5 aos 11 anos)

Estimular a atenção concentrada e a tolerância; desenvolvimento da linguagem oral com coerência; estimular a diminuição da ecolalia tardia e imediata; estimular a identificação de letras do alfabeto, relacionando a escrita de palavras. O grupo é realizado por fonoaudióloga e pode ter grupos com pedagogo também mediante avaliação da demanda.

Grupo de Aprendizagem

Para crianças e adolescentes (dos 5 aos 11 anos)

Composto por pedagogas, Professor de Arte e Terapeuta Ocupacional que direcionam suas propostas de atividades\ tarefas para conteúdos relevantes ao processo de aprendizagem escolar.

As mediações ocorrem no formato de sala de aula com o objetivo de aproximar o atendido da realidade escolar, entretanto com o objetivo de reduzir respostas inapropriadas que possam surgir; desta forma, há um psicólogo que participa dos grupos de aprendizagem de forma rotativa, contribuindo com intervenções para redução do comportamento inadequado e facilitando a aprendizagem.

Oficina de Geração de Renda

Sem vínculo empregatício (12 anos+ | Unidade 2)

Objetivo é capacitar os atendidos para que eles consigam aprender as aulas e fabricar materiais para vender de forma autônoma.
Realizam aulas com Psicólogo; horta e culinária com Terapeuta Ocupacional; informática; música; estamparia; encadernação; artesanato; cerâmica; arte; educação física; pedagogia e papel reciclado.
Os participantes dessa oficina frequentam as aulas por três períodos de quatro horas na semana.

Oficina Profissionalizante

Com vínculo empregatício (12 anos+ | Unidade 2)

Objetivo: capacitar para inserção no mercado de trabalho.
São ofertadas as mesmas aulas que na “Oficina de Geração de Renda: sem vínculo empregatício”; contudo, as aulas nesta oficina são direcionadas para outro objetivo, com estratégias que exigem dos participantes postura profissional de contratado.

Oficina de Emprego Apoiado

Terceirização dentro da APAAG (12 anos+ | Unidade 2)

Objetivo é que os atendidos participem de atividades na APAAG, se sentindo produtivos. Realizam aulas com Psicóloga; culinária e horta com Terapeuta Ocupacional; música; artesanato; arte; educação física e pedagogia. Um Psicólogo acompanha alguns grupos para estimular comportamentos adequados e auxiliar nas estratégias de aprendizagem.
As atividades acontecem três vezes na semana para cada atendido e a quantidade de atividades por dia é determinada pelo tempo de tolerância à espera e atenção concentrada dos mesmos.

Oficina de Convivência

Tem como objetivo ampliar capacidades como atenção concentrada, repertório de interesses, autonomia etc., com aulas com pedagogia, música, educação física, terapia ocupacional, arte e artesanato, sendo que um Psicólogo acompanha alguns grupos para estimular comportamentos adequados e auxiliar nas estratégias de aprendizagem.
As atividades acontecerão duas vezes na semana para cada atendido e a quantidade de atividades por dia sé determinada pelo tempo de tolerância à espera e atenção concentrada dos mesmos.

Oficinas de Mães

Tem como objetivo a geração de renda das mães, criação de vínculos e empoderamento para que elas fortalecidas, consigam cuidar de seus filhos, seguindo com maior frequência as orientações dos profissionais.

Contato

Unidade 1

Tel: (13) 3355-4717
WhatsApp: (13) 99693-8814

Unidade 2

Tel: (13) 3383-1179
WhatsApp: (13) 3383-1179

Localização

APAAG Unidade 1

Rua Santo Amaro, 515-523
Vila Maia, Guarujá - SP

APAAG Unidade 2

Rua Jordâno de Paiva, 99
Vila Maia, Guarujá - SP